Estourando a bolha de conforto!

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 0 comentários

Acabei de viver um dos momentos mais incríveis da minha vida: conversei um tempão com um morador de rua.

Rua da Bahia, na parte nobre da cidade. E todo mundo ficou olhando pra mim com cara assustada, com cara de quem pensa "esse cara vai esfaquear e roubar essa menina a qualquer momento", com cara de quem pensa "que menina doida é essa?!".
Sabiam que moradores de ruas têm suas coisas roubadas pela prefeitura? Sabiam que são tratados como lixo? Sabiam que esses condicionamentos sociais RIDÍCULOS faz com que NÓS APRENDAMOS a tratá-los como lixo (e não só eles)? Sabiam que tem SIM pessoas honestas morando na rua? Sabiam que essa nossa sociedade é o verdadeiro lixo e a verdadeira escória? Sabiam que o preconceito MATA a gente aos poucos? Sabiam que eles tem um NOME e uma HISTÓRIA?

Enfim. Eu também me surpreendi com minha própria atitude e fiquei feliz. Fiquei feliz por não ter tido medo, por ter "perdido" meu tempo e conversado um tempão numa bolha colorida com um morador de rua, enquanto a sociedade NOS julgava com o olhar.

O que mais importa é que eu aprendi MUITO com isso. E aprendi coisas lindas, uma lição pra vida toda. Sei que (felizmente ou infelizmente) não vou fazer isso o tempo todo, mas fico feliz de ter feito hoje. De ter escolhido fazer meu dia diferente ao menos uma vezinha só... (:

E ele tinha uma tv de 29 polegadas (que a prefeitura roubou), tem ficha na biblioteca, gosta muito de ler (principalmente Allan Kardec e Chico Xavier  ). E ele tem NOME. Ele é carioca. =]

(Que você tenha TODA A ALEGRIA E FELICIDADE DESSE MUNDO, meu irmão! Obrigada por ter me feito HUMANA de novo).

0 comentários:

Postar um comentário

Oiii! :D