Problema 84

segunda-feira, 21 de abril de 2014 0 comentários
O trecho desta postagem foi extraído do livro "Budismo Claro e Simples" (Steve Hagen - Editora Pensamento) e é um dos livros mais legais que li sobre o budismo, porque ele realmente é claro e simples e não dá um nó na nossa cabeça.
Quando li essa passagem foi uma sambada na minha cara. pra variar Fiquei pensando no quanto o Buda tem razão: a gente acha que os problemas vão desaparecer de uma forma mágica e tudo vai ficar lindo. Aliás, nós QUEREMOS que TODOS os problemas desapareçam e pronto. A gente gasta mais energia evitando resolver problemas do que enfrentamos os que nos aparecem.

É, acho que essa postagem tá m servindo bem. É o que tem pra voltar pra realidade da vida nesta semana pós-feriado! Vamboraa!!! 

Jesus os ilumine. =**

Há uma antiga história sobre um homem que foi ver o Buda porque ele, o homem, tinha ouvido falar que o Buda era um grande mestre. Como to­dos nós, ele tinha alguns problemas na vida, e achava que o Buda poderia ser capaz de ajudá-lo. Ele disse ao Buda que era um fazendeiro. 
"Eu gosto de administrar fazendas” ele disse, "mas às vezes não chove o bastante, e minha colheita é escassa. No ano passado quase ficamos na miséria. E às vezes chove muito, de modo que os meus rendimentos não são o que eu gostaria que fossem". Buda escutou o homem pacientemente. “Sou casado também”, disse o homem. "Ela é uma boa mulher e eu a amo de fato, mas às vezes ela me apoquenta muito. E às vezes me canso dela”. 
O Buda ouviu serenamente. “Tenho filhos disse", o homem. "Filhos bons também... mas às vezes eles não demonstram muito respeito por mim. E às vezes..."
O homem perseguiu assim, relatando todas as suas dificuldades e preocupações. Finalmente ele se acalmou e esperou que o Buda dissesse as palavras que haveriam de ajeitar as coisas para ele.
Buda disse: "Eu não posso ajudá-lo." 
"O que quer dizer?” perguntou o homem, surpreso. 
“Todos têm problemas”, disse o Buda. "Na verdade, todos temos 83 problemas, cada um de nós. Oitenta e três problemas, e não há nada que você possa fazer sobre isso. Se você trabalhar duro em um deles, talvez você possa resolvê-lo, mas se fizer isso, um outro surgirá no lugar. Por exemplo, você num período posterior da vida perderá seus entes queridos, e você mesmo morrerá um dia. Ora, há um problema, e não há nada que você, nem eu, nem ninguém mais possa fazer sobre isso."
O homem ficou furioso. "Pensei que o senhor fosse um grande mestre”, ele gritou, “achei que o senhor poderia me ajudar! De que serve a sua doutrina então?!”
O Buda disse: 
“Talvez ela o ajude com o problema de número 84." 
"Qual o problemas de número 84?" indagou o homem. "Qual é ele?"
O Buda disse: 
“Você não quer ter nenhum tipo de problema."


0 comentários:

Postar um comentário

Oiii! :D