Problema 84
O trecho desta postagem foi extraído do livro "Budismo Claro e Simples" (Steve Hagen - Editora Pensamento) e é um dos livros mais legais que li sobre o budismo, porque ele realmente é claro e simples e não dá um nó na nossa cabeça.
Quando li essa passagem foi uma sambada na minha cara. pra variar Fiquei pensando no quanto o Buda tem razão: a gente acha que os problemas vão desaparecer de uma forma mágica e tudo vai ficar lindo. Aliás, nós QUEREMOS que TODOS os problemas desapareçam e pronto. A gente gasta mais energia evitando resolver problemas do que enfrentamos os que nos aparecem.
É, acho que essa postagem tá m servindo bem. É o que tem pra voltar pra realidade da vida nesta semana pós-feriado! Vamboraa!!!
Jesus os ilumine. =**
Há uma antiga história sobre um homem que foi ver o Buda porque ele, o homem, tinha ouvido falar que o Buda era um grande mestre. Como todos nós, ele tinha alguns problemas na vida, e achava que o Buda poderia ser capaz de ajudá-lo. Ele disse ao Buda que era um fazendeiro.
"Eu gosto de administrar fazendas” ele disse, "mas às vezes não chove o bastante, e minha colheita é escassa. No ano passado quase ficamos na miséria. E às vezes chove muito, de modo que os meus rendimentos não são o que eu gostaria que fossem". Buda escutou o homem pacientemente. “Sou casado também”, disse o homem. "Ela é uma boa mulher e eu a amo de fato, mas às vezes ela me apoquenta muito. E às vezes me canso dela”.
O Buda ouviu serenamente. “Tenho filhos disse", o homem. "Filhos bons também... mas às vezes eles não demonstram muito respeito por mim. E às vezes..."
O homem perseguiu assim, relatando todas as suas dificuldades e preocupações. Finalmente ele se acalmou e esperou que o Buda dissesse as palavras que haveriam de ajeitar as coisas para ele.
Buda disse: "Eu não posso ajudá-lo."
"O que quer dizer?” perguntou o homem, surpreso.
“Todos têm problemas”, disse o Buda. "Na verdade, todos temos 83 problemas, cada um de nós. Oitenta e três problemas, e não há nada que você possa fazer sobre isso. Se você trabalhar duro em um deles, talvez você possa resolvê-lo, mas se fizer isso, um outro surgirá no lugar. Por exemplo, você num período posterior da vida perderá seus entes queridos, e você mesmo morrerá um dia. Ora, há um problema, e não há nada que você, nem eu, nem ninguém mais possa fazer sobre isso."
O homem ficou furioso. "Pensei que o senhor fosse um grande mestre”, ele gritou, “achei que o senhor poderia me ajudar! De que serve a sua doutrina então?!”
O Buda disse:
“Talvez ela o ajude com o problema de número 84."
"Qual o problemas de número 84?" indagou o homem. "Qual é ele?"
O Buda disse:
“Você não quer ter nenhum tipo de problema."
Name
Author description. Search this text in your template code and replace it.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cesto de maçãs
-
▼
2014
(115)
-
▼
abril
(18)
- ☀ Overdose de Jorge! ☀
- E disso tudo nasceu o amor ♥
- Salve Jorge Guerreiro! ♥
- Problema 84
- Ela não é pra casar
- Terá que caber no mundo meu país e minha gente
- A fé que a nega tem *-*
- O amor é contagioso?
- Aos poucos
- Meu mundo sem Gabriel :(
- Parece cocaína, mas é só tristeza
- Tratado sobre a tristeza
- Rebeldia e poesia
- A Maçã ainda vive
- Fábrica
- A grande morte triste da Maçã
- Pois é
- Isso lá é bom?
-
▼
abril
(18)
0 comentários:
Postar um comentário
Oiii! :D