Caridade

sábado, 28 de dezembro de 2013 0 comentários
Oi gente! Fiquei uns dias afastada daqui porque estava sem net, mas agora voltei com força total de novo! ;)

Resolvi falar desse tema porque é algo que está latejando no meu peito há muito tempo.
Desde que me tornei espírita, eu compreendi o verdadeiro significado da palavra caridade. E, como consequência, também acabei descobrindo o verdadeiro significado da palavra amor.

Quarta-feira passada, a minha meta natalina era terminar de ler a biografia do Chico Xavier (porque leio dez mil livros ao mesmo tempo e demoro milênios para terminar todos). Então, enfim, terminei. Mas, a cada página virada, a cada nova lição de amor narrada, eu me emocionava. Me emocionei muito, em vários momentos, porque, com toda a certeza, ele é um dos maiores exemplos de caridade que esta vida já teve. Não foi o único, óbvio, mas foi um exemplo grandioso repleto de bem, boa vontade, luz e fé.

Também, no livro mostra outras pessoas que se espelharam no Chico e escolheram seguir o caminho da caridade à risca. Olhar pro outro, tocar no outro, ser compassivo, paciente, tolerante etc., enfim, tanta gente que entendeu uma das máximas espíritas que diz que "Fora da caridade não há salvação".
Mas você não precisa ser espírita para acreditar nisso. E a salvação aqui expressa não tem nada a ver com os céus e os infernos fictícios, tão maldivulgados por aí.
Acho que eu posso falar dando o meu próprio exemplo, porque sempre que eu me disponho a ajudar ou me coloco à disposição do outro, quando eu faço do amor do meu peito uma extensão no outro, quando eu deixo a preguiça de lado e trabalho com afinco, eu sinto a salvação em mim; minha alma é salva de tanta coisa... ela se liberta e alcança voos altíssimos. E, são nesses momentos também, que eu me conecto com o divino.

Se engana quem pensa que a caridade verdadeira só se realiza em bens materiais e/ou na tão famosa esmola. A caridade é tão rica e grandiosa que abarca muito mais, abraça sentimentos incríveis que nós nem conseguimos mensurar. Muitas vezes, somos caridosos simplesmente por não revidar uma ofensa ou por tratar as pessoas com educação, exercendo e praticando nossa paciência.

Um dia eu ouvi que a caridade só deve ser feita se você achar que é importante pra VOCÊ. Se não conseguir achar isso, então é melhor nem começar, porque não haverá estímulo verdadeiro, não haverá entusiasmo. Ter isso em mente foi muito importante para que eu deixasse o comodismo de lado e começasse a colocar a mão na massa. Hoje, eu posso dizer com toda a certeza e convicção que eu me sinto mais plena, mais feliz, mais realizada. E quando eu tenho alguma tristeza, isso tudo me sustenta, meu coração se expande e eu permito que a alegria se materialize em mim. :)

Desejo, profundamente, que você também permita que a alegria e a caridade entrem em seu coração.
Desejo que você se expanda e seja feliz.
Desejo que você seja livre. :)

Um beijo, seus lindos!

=*

0 comentários:

Postar um comentário

Oiii! :D

Cesto de maçãs