Ahhh, a poesia! ♥

terça-feira, 7 de janeiro de 2014 0 comentários
Não sei quanto a vocês, mas eu amo poesia.
Não, não é amor da boca pra fora, esse amor que todo mundo declara o tempo todo sem sentido, sem querer dizer coisa alguma.
Dizer que eu amo a poesia é pequeno demais perto de tudo o que eu sinto e de toda a luz que ela me traz.

Eu respiro poesia, eu vivo poesia. Adormeço e amanheço poema. Acho que só é capaz de ser um poeta de verdade quando se passa a respirar poesia em cada suspiro, em cada momento feliz, em cada desgraça, desilusão; no amor, na dor; em cada canto e metro cúbico do mundo.

No meu caso, ainda tenho a regência do dia que me protege: nasci no dia da poesia.
Não sei se o dia me rege ou se eu que rejo o dia, mas eu nasci poeta. Me fiz poeta, cresci poeta. É uma transmutação que nunca pára, que nunca cessa. Nunca se cala.

Não falo isso porque tenho pretensões grandiosas em me tornar famosa e ter livros e mais livros publicados e vendidos. Não é isso. Quando a gente vê acontece: lá estou eu fazendo poesia com a vida. Lá estou eu poesiando o mundo. É inevitável, entende? Por mais que eu explique, só outro poeta de verdade consegue entender todo o processo mágico de poesiação que acontece na mente e na alma de outro poeta.

Também não estou falando que escrevo bem. Não há pretensões de minha parte, entende? Eu só preciso escrever, vomitar tudo, gerar e criar catarses. Não importa se tem rima, se não tem. Se há uma metrificação específica ou não. Não importa nada disso. A única importância verdadeira é a de se expressar, colocar pra fora, estender a alma na janela pra ver o mundo passar.
Não importa se o verso é feio ou bonito. Importa menos ainda se há verso. Só a escrita em si importa. Só é preciso traçar linhas e contornos precisos e dançar. Só é preciso saber desenhar com as palavras, com o olfato, o tato, com os olhos, os lábios. O corpo também fala. Tudo fala quando a poesia fala por nós. Tudo é vivo, vívido, colorido, intenso.

Há 25 anos (quase 26) a poesia fala por mim. Faz tempo que eu sou filha da poesia. Faz tempo que ela é minha filha também.


0 comentários:

Postar um comentário

Oiii! :D

Cesto de maçãs